top of page

Canetas emagrecedoras e efeitos bucais.

  • Foto do escritor: Clínica Crescità
    Clínica Crescità
  • 30 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Os medicamentos Ozempic e Wegovy, produzidos à base de semaglutida, são fármacos prescritos para tratamento do diabetes tipo 2. Mais recentemente passaram a ser amplamente utilizados para a perda de peso e tratamento da obesidade, tornando-se popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”. Porém, assim como qualquer outro medicamento, os pacientes que os utilizam estão sujeitos a enfrentar efeitos colaterais indesejados, sendo comuns os relatos envolvendo impactos na saúde bucal.

Em razão do alto índice de pessoas que passaram a fazer uso das canetas emagrecedoras, o Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de todo país, alerta para a importância do acompanhamento odontológico dos pacientes. A recomendação é que mantenham uma boa rotina de higiene bucal e visitas periódicas ao cirurgião-dentista de confiança, ou diante de qualquer alteração bucal adversa.


Efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais mais frequentemente observados pelos usuários das canetas emagrecedoras à base de semaglutida está a xerostomia, caracterizada pela secura da boca. Esse quadro deixa a boca mais suscetível à proliferação bacteriana, uma vez que a saliva possui papel fundamental não apenas na hidratação da mucosa, mas também na neutralização dos ácidos que auxiliam na limpeza dos dentes e no equilíbrio do PH da cavidade oral.


Além disso, na bula do Wegovy a disgeusia, uma condição que causa distorção no paladar, é considerada um efeito adverso comum, observado principalmente no período de escalonamento de dose.

Mounjauro

Diferentemente do Ozempic e Wegovy, o medicamento Mounjaro, que também tem se popularizado entre as chamadas “canetas emagrecedoras”, tem como princípio ativo a tirzepatida. Entre os efeitos adversos relatados na bula, está o vômito, cujos episódios podem impactar a saúde bucal do paciente. Essa reação é considerada comum, com índice de incidência em até 10% dos pacientes. Além disso, entre as reações classificadas como incomuns, com ocorrência entre 0,1% e 1% dos pacientes, está a disgeusia (alteração no paladar).

Os efeitos colaterais do Mounjaro na boca incluem boca seca, alterações no paladar (sentir comidas mais doces ou salgadas), náuseas, vômitos e o risco de desgaste do esmalte dentário devido ao refluxo ácido. Além disso, a boca seca pode aumentar o risco de problemas dentários. É recomendado procurar um dentista antes de iniciar o tratamento e manter uma boa higiene bucal. 


fonte: site CFO


 
 
 

Comentários


bottom of page